Quando pensamos em robôs seguidores de linha a pergunta que nos vem a mente geralmente é: Como o robô consegue seguir linha?

Dessa forma, por trás de toda tecnologia o raciocínio é simples: o robô basicamente possui um “cérebro” conhecido como processador responsável por interpretar e tomar decisões pré programadas. Além disso, sensores que funcionam como nosso tato ou visão, por exemplo, transmitindo informações do ambiente de modo que o cérebro consiga interpretar.

Contudo, talvez a parte mais complexa seja os sensores, é necessário um pouco de conhecimento técnico/científico para compreendê-los. Mas, vamos lá!

Os sensores que utilizamos são do tipo RGB. O que significa que com ele também é possível detectar a cor da superfície. Porém, como fazer isso?

Dentro deles há um emissor e um receptor ótico. A luz que sai do emissor é refletida no receptor através da superfície em que o robô está.

Por exemplo, um material preto não reflete luz, enquanto um branco reflete todos os espectros. Ou ainda, algo vermelho só reflete luz vermelha. Logo, se queremos saber se um objeto é azul, basta direcionar uma fonte de luz azul e analisar se a luz é refletida ou não.

Deu para entender?

Não se assuste! No robô Lego não precisamos trabalhar tão a fundo… Tudo isso se torna oculto, ele já é construído de modo a simplificar o nosso trabalho.

Dessa forma, deu para entender sobre robôs seguidores de linha? Continue acompanhando o site!

Autor: Klener Deriz
Publicado em
Categorias: Você sabia?
1542 visualizações

Comentários

Nenhum comentário registrado

Deixar um Comentário